Entenda o que é reabilitação cognitiva e a sua importância.
O cérebro é uma máquina que comanda diversas funções cognitivas essenciais simultaneamente, como memória, atenção, percepção, linguagem, praxias (habilidade de executar um movimento) e outras. Todas essas aplicações são importantes para que possamos executar as tarefas no dia a dia, podendo contar sempre com um órgão que processa e interpreta todas as informações que chegam pelos nossos sentidos.
É natural que ocorra um processo de redução dessas funções cognitivas em todos os seres humanos, pois é algo comum do envelhecimento de cada indivíduo. Essa sequência é lenta e não prejudica expressivamente as funcionalidades do organismo, entretanto, alterações neurológicas podem fazer essas funções cognitivas declinarem a ponto de prejudicar a qualidade de vida da pessoa. Nesses casos, a técnica de reabilitação cognitiva que trabalhamos aqui na Interviva pode se tornar uma grande aliada para a recuperação.
A reabilitação cognitiva é um importante processo terapêutico que promove a estimulação de adaptações cognitivas, psicológicas, sociais e físicas em clientes que convivem com sequelas decorrentes de lesões neurológicas, com o propósito proporcionar maior funcionalidade e bem-estar ao indivíduo.
Durante o tratamento, o cliente treina determinadas habilidades que são importantes para o seu dia a dia, buscando reduzir o impacto da lesão e aumentar a autonomia na realização de suas atividades diárias
As pessoas que realizam as sessões regularmente e com dedicação tendem a se tornarem mais independentes e confiantes em situações que desafiam o seu desempenho cognitivo. Além disso, são capazes de melhorar os relacionamentos interpessoais, contribuindo também para o aumento da autoestima.
O processo terapêutico de reabilitação cognitiva pode ser realizado em clientes com ou sem lesão neurológica, que apresentem sequelas decorrentes de patologias como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), quadros demenciais, doenças neurodegenerativas de Parkinson, Alzheimer, entre outros.
Ao entrar em contato com a Interviva, agendamos uma avaliação cognitiva e, a partir das queixas da pessoa que será tratada e de seus familiares, somos capazes de definir qual tipo de abordagem será desenvolvida. Então, traçamos um planejamento e cronograma completos de forma individualizada, além de termos à disposição uma equipe multidisciplinar com profissionais capacitados em diferentes técnicas.
É muito comum, nesse tipo de tratamento, o acompanhamento com diversos profissionais, como neurologista, que contribuem para o fechamento do diagnóstico; neuropsicólogo e psicólogos que avaliam as funções cognitivas, apontam dificuldades e facilidades e traçam um plano de estimulação para quando há prejuízos na atenção, memória ou nas demandas emocionais; terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, que trabalham estimulando a habilidade em executar movimentos; e fonoaudiólogos, que cuidam dos déficits relacionados à linguagem.
Juntos, esses profissionais olham de modo abrangente para o cliente, compreendendo suas aquisições e limites para promover desafios que sejam estimulantes para a pessoa, que façam sentido para as necessidades dela e que sejam compatíveis com a realidade.
O acompanhamento periódico para avaliar a evolução e os ganhos ao longo do tratamento também é essencial para que os recursos sejam aplicados que maneira gradual. Trabalhamos com segurança, encorajamento, cuidado e muito amor para alcançarmos resultados muito mais promissores e que irão, de fato, transformar a vida e o dia a dia do cliente.
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.