Como a fonoaudilogia pode proporcionar mais qualidade de vida?
Ser compreendido pelos outros, ouvir, falar, comer e se manter independente são habilidades que utilizamos no cotidiano, mas que passam despercebidas por nós até o momento em que somos surpreendidos pela dificuldade ou impraticabilidade de desenvolvermos bem essas ações tão comuns.
O fonoaudiólogo cuida da comunicação em todas as etapas da vida, desde bebês até idosos e o trabalho por ser desenvolvidos em diversos locais, como escolas, hospitais, consultórios e clínicas. Esse profissional possui conhecimento nas áreas da linguagem oral e escrita, fluência, motricidade orofacial (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), disfagia (dificuldade de engolir alimentos e líquidos), voz e audição, fundamentos essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida.
Com o avanço da medicina, há, consequentemente, o aumento da expectativa de vida. Mas, como o avançar da idade, podemos observar algumas perdas de funções, como fala, voz, deglutição, mastigação e audição, situações essa em que a fonoaudiologia pode atuar para prevenção e para possibilitar um envelhecimento mais saudável
Existem, ainda, outras situações em que a fonoaudiologia pode atuar, quando ocorre algum tipo de patologia, como:
Além de atuar na promoção do envelhecimento saudável e na reabilitação das funções perdidas por algum motivo, a fonoaudiologia também pode atuar no aprimoramento da voz profissional, ou seja, focado em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como repórteres, professores, cantores, atores, locutores, entre outros.
Aqui na Interviva, temos profissionais capacitados, experientes e especializados em (re)habilitação de diferentes áreas da fonoaudiologia, tais como comunicação / linguagem (falada e escrita), motricidade orofacial, fluência de fala, neurorreabilitação e disfagia.
Em pessoas adultas, o tratamento é voltado para o aprimoramento de uma habilidade já adquirida ou a readequação de uma habilidade perdida por algum fator fisiológico. A equipe da Interviva, além de ter a formação plena na área, também agrega abordagens e métodos que levam em consideração o indivíduo como um todo, legitimando toda a sua carga histórica-social. Um outro ponto é que certas estratégias utilizadas são pensadas para trazer situações representativas do cotidiano do indivíduo, contribuindo para o progresso da terapia.
Buscamos acolher, em primeiro lugar, a pessoa em tratamento e sua família em suas especificidades. A partir disso, traçamos um plano de intervenção que engloba todos os ambientes, desde o indivíduo em si, a família e a equipe de terapeutas.
A nossa proposta é de adequar as manifestações fonoaudiólogas ou os desvios, e tornar o indivíduo incluído no meio em que vive, com qualidade de vida, autonomia e independência. Se você conhece, tem um familiar ou amigo que possa se beneficiar com a fonoaudiologia, indique nossa clínica. Estamos aqui para realizar uma avaliação completa e explicar sobre o melhor tratamento!
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.