Conquistar a melhoria dos movimentos e mais independência no dia a dia é possível com o Exobots.
Quando a neurociência progride, a Interviva evolui junto. Há algumas décadas, se alguém dissesse que é possível recuperar o movimento perdido de algum membro, como o braço, através de uma mão robótica, talvez essa pessoa não seria bem compreendida. Mas, hoje, felizmente, essa tecnologia existe e já está entre nós! Estamos falando do Exobots, um aparelho desenvolvido pela Neurobots, destinado à reabilitação do membro superior, principalmente para pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O Exobots é uma terapia inovadora que funciona através do ato de imaginar o movimento da mão: através de sensores capazes de captar os sinais cerebrais colocados em uma touca, é possível fazer com que a mão robótica mova a mão acometida ao identificar esses sinais, dando um estímulo positivo ao cérebro e ao membro, que realiza o movimento junto com ela. Trata-se de uma interface cérebro-máquina, que conecta o cérebro humano a computadores. É genial!
Com o Exobots, a pessoa com o aparato imagina e executa: a partir dessa tecnologia, é possível “captar o pensamento” e realizar o registro da atividade do cérebro. Sendo assim, entramos no campo da imagética motora, uma área amplamente estudada hoje que, além de ser utilizada em tratamentos fisioterapêuticos, também é requisitada para melhorar a performance de atletas que praticam esportes de alto nível, como o futebol.
Para que seja conquistado os melhores resultados com o exoesqueleto, nós sugerimos a aplicação de forma intensiva, com duas semanas de atendimento consecutivos, para que cada vez mais a reorganização dos neurônios seja restabelecida, estimulando a capacidade do cérebro de criar novas ramificações e se adaptar. Isso é a neuroplasticidade criando novas conexões de neurônios e restaurando lesões provenientes de sequelas do AVC
Com o tratamento, é possível que a pessoa melhore os movimentos, tornem-se mais ativos e a espasticidade (como na mão que mantém fechada e é difícil de abrir) dos membros pode ser reduzida. Isso favorece a participação de atividades importantes na rotina, como realizar tarefas domésticas ou algum trabalho manual específico. É sempre muito gratificante acompanhar de perto a evolução de cada um e vê-los conquistar cada vez mais autonomia em suas próprias vidas.
Na Interviva, além do Exobots, o cliente conta com uma equipe multidisciplinar que oferece uma abordagem mais completa durante a reabilitação das sequelas motoras que o AVC pode causar.
Por meio de um atendimento humanizado e individual, descobrimos e desenvolvemos, juntos, o potencial de cada pessoa. De forma acolhedora, plena e integrada aliada à inovação e ao alto nível de conhecimento de uma equipe multidisciplinar, ajudamos nossos clientes a transformarem suas vidas, de forma que possam voltar a realizar tarefas simples do dia a dia que, até então, não eram possíveis ou eram muito difíceis.
Essas conquistas podem até parecer pequenas para alguns, mas sabemos que são grandes e lindos passos na recuperação da independência de cada indivíduo. Estamos aqui para traçar o melhor plano de tratamento, respeitando a capacidade, os desejos e as crenças de cada um.
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.