Meu filho não fala. Será que tem autismo? Essa é uma dúvida muito frequente, quando os pais percebem que em determinada idade, o filho ainda não fala. Mas será que todo atraso de fala é autismo?
Vamos primeiro esclarecer que, segundo o CDC (Centro de Controle e Diagnósticos dos Estados Unidos), há alguns marcos no desenvolvimento infantil, inclusive para a fala.
Por exemplo, entre 1 ano e meio e 2 anos, o vocabulário pode incluir até 200 palavras, muitas delas nomes.
Aos 2 anos, usará frases com três palavras e cantará canções simples. O senso de identidade dele vai amadurecer e ele começará a falar sobre si — do que gosta e do que não gosta, o que pensa e sente. Entre 2 e 3 anos, seu vocabulário aumentará para até 300 palavras. Ela usará nomes e verbos juntos para formar frases completas, embora simples, como “Eu quero agora”.
Mas o desenvolvimento não acontece de forma igual para todas as crianças e apesar do atraso na fala ser um sintoma do Espectro Autista, não quer dizer que toda criança que tenha somente dificuldade na comunicação oral seja autista.
Para entender melhor o que está acontecendo com seu filho, o ideal é relatar ao pediatra e procurar um fonoaudiólogo para tirar suas dúvidas.
É muito importante que os pais estejam atentos a esses atrasos, pois o quanto antes começar o tratamento, melhor será para o desenvolvimento do pequeno.