O termo “Pessoas com necessidades complexas de comunicação” passou a ser empregado há pouco tempo para definir crianças, jovens, adultos e idosos com algum distúrbio na comunicação oral e/ou escrita por diferentes causas e épocas no acometimento. Ou ainda: Pessoas com necessidades de comunicação complexas, cuja fala é muito limitada para atender a todas as suas necessidades de comunicação.
A comunicação e consequentemente a fala, é uma dos principais meios de socialização de um indivíduo, por isso, além da forma intuitiva com gestos e sinais, para auxiliar nessa socialização, há outros tipos de comunicação alternativa, como as pranchas de comunicação, por exemplo, que estão inseridas na Comunicação Aumentativa e Alternativa.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) utiliza símbolos, recursos e estratégias para garantir a ampliação da comunicação e interação de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência e/ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e necessidade complexa de comunicação.
Lembrando que a comunicação é multimodal! Então, se você conhece alguém com necessidades complexas na comunicação, saiba que é importante incentivá-lo a se comunicar da forma que puder, pois em muitos casos, quando o interlocutor não está familiarizado com outras alternativas, a utilização de gestos, sinais e escrita são os meios de comunicação mais utilizados pela pessoa que tem dificuldade em se comunicar, para se fazer entender.