Você sabe a diferença entre esses termos?
De acordo com o Artigo 1º da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proclamada pela ONU em 2006, diz que “pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. ”
Antes, atribuía-se o termo deficiência apenas para uma limitação física do indivíduo.
Por isso, o termo correto para se utilizar é Pessoa com Deficiência (PcD). Apesar de não termos citado antes, o termo Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) não deve ser utilizado.
Apesar de ser muito utilizado ainda, o termo pessoas com necessidades especiais (PNE), a partir desse novo conceito não é mais correto. Um dos motivos é indicar que uma pessoa com deficiência obrigatoriamente tinha uma necessidade especial, o que nem sempre se aplica e em alguns casos, acabava gerando pré-conceitos inadequados.
Agora que já sabe qual termo utilizar, vale lembrar que o ideal não é se referir às pessoas por suas características, por isso, o ideal é sempre chamar a pessoa pelo seu nome. Isso demonstra respeito e igualdade.