F-Words é um termo em inglês, que podemos traduzir como ‘Minhas Palavras Favoritas’ e se aplica no contexto do desenvolvimento infantil.
Elas são seis Palavras Favoritas (Funcionalidade, Família, Saúde, Diversão, Amigos e Futuro) que são baseadas no modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (OMS, 2001).
Tendo o trabalho pautado na prática centrada na família, a pessoa em tratamento e sua família devem ser ativos no tratamento. Eles não são apenas receptores de cuidados, mas sim parceiros no processo de cura. Isso é especialmente importante quando falamos de crianças e adolescentes com deficiências. Quando a família está envolvida no tratamento, as crianças se sentem mais apoiadas e têm melhores resultados, como maior bem-estar e menos estresse.
Para colocar essa ideia em prática, precisamos de ferramentas que nos ajudem a entender e avaliar a situação de cada paciente. Uma dessas ferramentas são as “F-Words for Childhood Disability”, criadas por especialistas do CanChild no Canadá em 2012. Elas ligam os conceitos do guia da OMS com as áreas mais importantes da vida de crianças e adolescentes com deficiências, tornando mais fácil para os profissionais e famílias trabalharem juntos pelo bem-estar de cada pessoa atendida.
Entenda um pouco mais sobre sobre cada palavra:
Funcionalidade (Functioning): Refere-se ao que a pessoa faz. A maneira como ela faz não é o mais importante.
Família (Family): Representa o principal ambiente de todas as crianças.
Saúde (Fitness): Refere-se à maneira como as crianças permanecem fisicamente ativas, incluindo exercícios e outras oportunidades de lazer.
Diversão (Fun): Inclui atividades específicas em que as crianças estão envolvidas ou gostam de participar.
Amigos (Friends): Refere-se às amizades com outras crianças; o desenvolvimento social é um aspecto essencial da personalidade.
Futuro (Future): É disso que se trata o desenvolvimento infantil! Refere-se às expectativas dos pais e das crianças e sonhos para o futuro.
Abaixo, preparamos um vídeo muito especial, para explicar um pouco mais sobre as F-Words no contexto.