A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão cerebral não-progressiva que aconteceu em um período bastante precoce do desenvolvimento cerebral (do período fetal até os primeiros 2 a 3 anos de vida), podendo comprometer funções motoras, sensoriais e também cognitivas.
O método Therasuit é um programa de fortalecimento intensivo neurofuncional para crianças, adolescentes e adultos com desordens neuromusculares, que utiliza uma veste terapêutica (Suit) e a Unidade de Exercício Universal (gaiola).
O “SUIT” (a roupa) é uma órtese dinâmica e proprioceptiva, formada por touca, colete, short, joelheira e calçado, todos conectados através de elásticos.
A “GAIOLA” (Universal Exercise Unit) é o espaço onde são realizados exercícios com auxílio de roldanas, cordas e pesos, sempre definidos de forma específica e individualizada.
O “SPIDER ” é um sistema de cordas elásticas que conecta o paciente à gaiola onde são realizadas variadas atividades funcionais que podem ser facilitadas ou dificultadas pelo (a) terapeuta, dependendo do objetivo de cada treino.
No início do Intensivo Therasuit é realizada uma avaliação criteriosa sobre as necessidades individuais de cada cliente.
Em seguida, a terapia é especificamente adaptada de acordo com objetivos específicos de cada pessoa e envolve: exercícios de fortalecimento, resistência muscular, flexibilidade, alinhamento postural, treino de equilíbrio e coordenação, integração de reflexos, entre muitas outras condutas e atividades que ajudam a melhorar o desempenho da função motora que está sendo trabalhada.
O módulo Therasuit é intensivo e geralmente é realizado durante 3 horas por dia, 5 dias por semana, durante quatro semanas.
Aqui estão alguns dos benefícios do Therasuit para pessoas com PC:
⁃ Ganho de resistência e força muscular;
⁃ Melhora das reações de equilíbrio e proteção em diferentes posturas;
⁃ Melhora no controle e na seletividade muscular;
⁃ Melhora da coordenação motora;
⁃ Melhora da percepção corporal e mais facilidade para correções e ajustes posturais;
⁃ Melhora na integração dos reflexos primitivos;
⁃ Ganho de flexibilidade;
⁃ Melhora no controle e alinhamento postural;
⁃ Melhora na estabilidade e segurança postural;
⁃ Tônus muscular mais adequado;
⁃ Mais agilidade nas atividades funcionais (de acordo com o nível (classificação) do GMFCS;
Estes e outros benefícios impactam positivamente na participação e na qualidade de vida das pessoas com PC.