Promovendo o desenvolvimento e Maximizando o Potencial Funcional das Crianças
Você já ouviu falar do Conceito Bobath Infantil? Essa abordagem especializada no tratamento de distúrbios da função, movimento e controle postural em crianças e tem transformado vidas ao redor do mundo.
O Conceito Bobath utiliza técnicas de manuseio e facilitação para otimizar os movimentos e funções da criança.
De acordo com a Claudia Alcântara, fisioterapeuta e instrutora do Conceito Bobath Contemporâneo, “um dos princípios deste conceito baseia-se no desenvolvimento motor típico e movimento típico do ser humano (ontogenético), tendo estes como parâmetros, mas, sem a obrigatoriedade de estimular todas as etapas do desenvolvimento motor típico. A criança é estimulada a realizar atividades com movimento e função, numa melhor postura, estimulando-se que a criança faça o máximo por si mesma e perceba a finalidade da atividade. Busca-se evitar também que os encurtamentos musculares se instalem”.
Um dos pontos principais dessa abordagem é a flexibilidade, permitindo que os profissionais adaptem o tratamento às necessidades individuais de cada criança. A avaliação minuciosa considera aspectos sensoriais, motores e as expectativas da família, garantindo um planejamento terapêutico completo.
Com o Conceito Bobath, a criança torna-se parte ativa no tratamento, e todo o contexto que ela está inserida é levado em consideração durante o planejamento e execução do tratamento. A família e os cuidadores são parceiros fundamentais nesse processo, e recebem orientações para continuar o cuidado em casa, garantindo a continuidade dos ganhos obtidos nas sessões terapêuticas. Além disso, o tratamento é interdisciplinar,frequentemente envolvendo terapias conjuntas com diferentes especialidades.
O objetivo final do Conceito Bobath é que a criança seja capaz de transferir os ganhos adquiridos nas sessões de terapia para o seu dia a dia, promovendo uma vida mais independente e funcional.
Se você conhece alguém que poderia se beneficiar dessa abordagem ou deseja saber mais, compartilhe este post e marque nos comentários alguém que possa se interessar. Juntos, podemos promover movimento, desenvolvimento e qualidade de vida para todas as crianças.