Tratamento

Psicopedagogia

Quando falamos em processo de reabilitação neurológica, além de todo o serviço oferecido nas áreas da medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, entre outras especialidades, também podemos contar com uma ciência importantíssima para os avanços esperados: a Psicopedagogia, que segundo Bossa (1995), “estuda o processo e as dificuldades de aprendizagem tanto de crianças e adolescentes como dos adultos, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do saber”.

O objetivo central da área é a integração entre a objetividade e a subjetividade nos processos ensino aprendizagem, seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio no seu desenvolvimento.

A Psicopedagogia apresenta dois enfoques: o preventivo e o terapêutico. O enfoque preventivo considera o indivíduo em desenvolvimento na aquisição de conteúdos acadêmicos e de aprendizagem, e o enfoque terapêutico realiza a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades do processo de aprendizagem.

O psicopedagogo é o profissional indicado para oferecer ao cliente e sua família assessoria pedagógica, orientação de estudos, bem como auxiliar na apropriação dos conteúdos escolares e desenvolvimento do raciocínio, garantindo o atendimento a criança, adolescentes e adultos de forma profissional e compromissada, sem abrir mão do olhar humano, indispensável para o avanço do tratamento.