Tratamento

Fonoaudiologia

A fim de diminuir os sintomas e sequelas causados por disfunção ou lesão associada ao Sistema Nervoso, a reabilitação neurológica conta também com o trabalho da FONOAUDIOLOGIA.

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que estuda e trabalha diretamente com a comunicação humana, bem como com os processos motores e funcionais orofaciais. Por isso, o profissional é responsável pela promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação e tratamento das áreas fonoaudiológicas tais como: funções vestibulares e auditivas centrais e periféricas, linguagem em suas modalidades falada e escrita, voz, fluência, articulação dos sons da fala, funções do sistema estomatognático (respiração, mastigação e deglutição) na criança e no adulto.

O papel da terapia fonoaudiológica é, após avaliação criteriosa e levando-se em consideração as queixas do cliente e sua família, realizar o tratamento utilizando técnicas específicas, que podem ser associadas a diferentes metodologias e recursos como bandagem elástica, programa de comunicação alternativa e conhecimentos da Integração Sensorial.

Além de oferecer aos clientes e sua família a garantia do trabalho específico na área, o fonoaudiólogo não abre mão da afetividade, indispensável para a interação e para o sucesso do tratamento.