Terapia Ocupacional Infantil: como ela proporciona mais saúde e bem-estar às crianças?
O desempenho ocupacional faz parte da vida de todas as pessoas. Podemos defini-lo como as habilidades necessárias para realizar atividades e tarefas de forma satisfatória, ou seja, desempenhar as ocupações do dia a dia, como se vestir, se alimentar, aprender, estudar, brincar, exercer a participação social, entre outras atividades cotidianas.
Esse desempenho ocupacional independe da idade, gênero e incapacidade dos sujeitos e engloba as seguintes áreas integradas: o autocuidado, a produtividade e o lazer, conforme as exigências do ambiente externo e do meio interno da criança. O mais importante é que ele ocorra de modo satisfatório para que a criança possa ter autonomia e independência dentro do contexto em que estiver inserida.
Quando nos deparamos com disfunções ocupacionais podemos contar com a intervenção de terapia ocupacional. O terapeuta ocupacional realiza a análise da atividade e a estuda detalhadamente, com o objetivo de compreender melhor quais as habilidades necessárias para realizá-la de maneira ágil e satisfatória, de modo que preencha as necessidades da criança, visando um melhor desempenho ocupacional, proporcionando autonomia, independência, inclusão social e qualidade de vida.
O foco do tratamento é favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, buscando alcançar os marcos da evolução infantil e o máximo de autonomia possível na vida pessoal e social e, ao mesmo tempo, motivar os pequenos a enxergarem o lado bom da vida. Para isso, nossa equipe utiliza testes e abordagens específicas que avaliam e estimulam os componentes de desempenho sensório-motor, cognitivo e psicossocial.
Além disso, são utilizadas técnicas e abordagens de reabilitação motora e cognitiva que têm, como principal recurso, a atividade de forma terapêutica e lúdica, com base nos interesses da criança, visando sempre o desempenho dos papéis ocupacionais como principal meio para a reabilitação.
Nossa equipe utiliza, ainda, recursos de tecnologia assistiva a fim de melhorar as capacidades funcionais da criança com mobilidade reduzida, através da modificação e/ou adaptação ambiental, favorecendo a acessibilidade e também avaliando, confeccionando e orientando o uso de adaptações para favorecer ou substituir funções que estão prejudicadas ou ausentes.
O atendimento humanizado sempre é nossa prioridade. Buscamos observar as necessidades das crianças com um olhar integrado, com empatia, dedicação e profissionalismo para que possamos desenvolver um tratamento individualizado, personalizado e eficiente. Trabalhamos com segurança, encorajamento, cuidado e muito amor para alcançarmos resultados muito mais promissores.
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.