Psicopedagogia: uma grande aliada para crianças com dificuldade de aprendizagem.
O método de ensino de qualquer habilidade hoje em dia é completamente diferente quando comparamos com o de alguns anos atrás. A evolução tecnológica certamente oferece seus pontos positivos, no entanto, também promove um grande volume de informações simultâneas que acabam confundindo ainda mais a capacidade cognitiva de crianças que não estão devidamente preparadas para assimilar e absorver o conteúdo. Com essas mudanças constantes na maneira de ensinar, o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, emocional e social dos pequenos pode ser prejudicado.
A dificuldade de aprendizagem não impacta somente a capacidade de absorver o conhecimento e executar tarefas. Essa situação também mexe com a autoconfiança e autopercepção de cada criança, pois os fatores cognitivos estão sempre ligados ao emocional, sendo assim, um complementa o outro. Então, quando eles se colidem no processo de desenvolvimento, as restrições começam a aparecer.
Dentro dos recursos de reabilitação neurológica, podemos contar uma ciência importantíssima para adquirir avanços nesse meio: a psicopedagogia, uma abordagem que oferecemos aqui na Interviva!
A psicopedagogia é uma especialidade que estuda todo o processo de aprendizagem humana, investigando como cada criança aprende e o que está por trás do que ele não consegue aprender, uma vez que existem diversos fatores internos e externos que podem influenciar esse processo. Sendo assim, o psicopedagogo é o profissional que busca desvendar e compreender o modo de aprendizagem para corrigir déficits e dificuldades de reter a informação.
O objetivo central da área de psicopedagogia é promover a integração lógica e subjetiva no ensino da aprendizagem, seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do ambiente no seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a psicopedagogia apresenta dois enfoques: o preventivo e o terapêutico. A ótica preventiva considera a criança em desenvolvimento na aquisição de conteúdos acadêmicos e de aprendizagem. Já a visão terapêutica, desempenha a análise e tratamento das dificuldades do processo de aprendizagem.
Desde o primeiro contato com o psicopedagogo, o profissional busca compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem da criança, além de também analisar a influência de fatores ambientais, cognitivos, emocionais e afetivos. Para que o profissional possa compreender todo o cenário, é preciso que ocorra conversas não só com a criança, mas também com familiares, funcionários das escolas e até com outros especialistas, como fonoaudiólogos e psiquiatras.
Feitas essas etapas, iniciam a realização de atividades e intervenções que possam estimular as funções cognitivas da criança, como um tratamento lúdico através de brinquedos, desenhos ou pinturas, jogos, brincadeiras, entre outros. Questões afetivas e sociais atreladas à dificuldade de aprender também são trabalhadas. É importante ressaltar que, para o sucesso da terapia, é fundamental que haja o compromisso e dedicação de todos os envolvidos. Esse detalhe faz toda a diferença para o avanço do tratamento!
Pessoas de qualquer idade podem ser beneficiadas com a psicopedagogia. No caso das crianças, é possível alcançar uma melhora de aprendizagem e atenção, menos dificuldade em se relacionar com os colegas de sala, maior aptidão para atividades que envolvam lógica, leitura ou escrita e mais interesse e motivação nos estudos, mesmo quando outras abordagens são tomadas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da criança no geral.
Aqui na Interviva, priorizamos um atendimento humanizado. Buscamos observar as necessidades das crianças com um olhar integrado, sempre com empatia, dedicação e profissionalismo, para que possamos desenvolver um tratamento individualizado, personalizado e eficiente. Trabalhamos com segurança, encorajamento, cuidado e muito amor para alcançarmos resultados muito mais promissores.
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.