PROMPT

A abordagem terapêutica conhecida como PROMPT, que significa “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (indicações para a reorganização dos alvos fonéticos musculares orais), é utilizada no tratamento de crianças com distúrbios da fala, como a Apraxia de Fala, por exemplo.

A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um transtorno motor da fala que afeta a capacidade de sequenciar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala. Embora a criança tenha ideia do que deseja comunicar, seu cérebro apresenta dificuldades em planejar e programar a sequência de movimentos dos articuladores da mandíbula, lábios, língua e outros responsáveis pela formação dos sons que compõem sílabas, palavras e frases.

O método PROMPT é uma abordagem holística e multidimensional que combina técnicas físicas e cognitivas para aprimorar as habilidades de fala e linguagem. As crianças aprendem a utilizar seus novos movimentos de fala em contextos adequados. O terapeuta trabalha no desenvolvimento do vocabulário, gramática, estrutura de frases, além de promover habilidades sociais e conversacionais.

Durante uma sessão típica de terapia PROMPT, o fonoaudiólogo guia manualmente a mandíbula, lábios, pregas vocais e língua da criança, direcionando palavras, frases ou sentenças específicas. São utilizados toques e estímulos táteis para modelar e apoiar os movimentos. Dessa forma, o terapeuta auxilia a criança na produção dos fonemas, que são as unidades sonoras que distinguem as palavras umas das outras.

Juntos, terapeuta e criança avançam em uma hierarquia de sons em um ritmo constante, passando para sons mais complexos somente quando a criança estiver pronta. Através de assistência e repetição, as crianças aprendem a planejar, organizar e produzir sons da fala cada vez mais avançados.

Embora o toque seja uma parte fundamental dessa técnica, sua eficácia não se limita apenas aos aspectos motores. Estudos demonstram que o PROMPT é efetivo nos três pilares importantes do desenvolvimento da fala: motor, cognitivo-linguístico e socioemocional.

Essa abordagem envolve o uso de estímulos visuais, auditivos ou táteis para auxiliar a criança a produzir fonemas, palavras e frases com maior precisão e consistência. O método PROMPT é tátil-cinestésico, utilizando toques específicos nas regiões da mandíbula, língua e lábios como pistas para estimular manualmente a produção correta de sons, palavras ou frases.

O método PROMPT foi desenvolvido ao longo de 30 anos pela Dra. Déborah Hayden, uma fonoaudióloga americana, em colaboração com seus colegas, com os primeiros estudos realizados na década de 1970.

Cada criança é única e possui seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas se houver sinais de que algo não está de acordo com o esperado para a idade, leve seu filho ou indique aos pais que o levem para uma avaliação, pois no caso de  qualquer distúrbio, o diagnóstico precoce é muito  importante para que se tenha bons resultados em qualquer tratamento que ele precisar.

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