Como a fonoaudiologia pode proporcionar mais qualidade de vida para crianças?
Vivemos em um mundo onde a comunicação é uma das mais importantes necessidades humanas depois da sobrevivência física, sobretudo na infância, momento em que tudo é novo. Ser compreendido pelos outros, ouvir, falar, comer e se manter independente são habilidades essenciais para que as crianças possam viver da melhor forma possível, desbravando novos ambientes e se desenvolvendo cada vez mais.
A fonoaudiologia atua nas mais diferentes área e isso possibilita que o trabalho com o fonoaudiólogo seja desenvolvido desde bebê, com o auxilio direto ou consultoria na amamentação, na introdução alimentar, no desenvolvimento da audição e da comunicação, sob orientação aos familiares ou na intervenção direta com a criança quando se é notado alguma intercorrência do processo de aquisição.
Aqui na Interviva, temos profissionais capacitados, experientes e especializados em (re)habilitação de diferentes áreas da fonoaudiologia, tais como comunicação / linguagem (falada e escrita), motricidade orofacial (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), fluência de fala, neuroreabilitação e disfagia (dificuldade de engolir alimentos e líquidos). Eles atuam, também, na avaliação e tratamento de diferentes diagnósticos, como:
Em crianças, o papel do fonoaudiólogo é orientar, estimular e adequar a emergência de uma habilidade ainda não adquirida, por diversos motivos ambientais, sociais, emocionais ou fisiológicos. A equipe da Interviva, além de ter a formação plena na área, também agrega abordagens e métodos que levam em consideração a criança como um todo, legitimando toda a sua carga histórica-social. Utilizamos uma estratégia que traz situações representativas do cotidiano, como brincadeiras, momentos lúdicos e simbólicos. Os pequenos se divertem!
Buscamos acolher, em primeiro lugar, a criança e sua família em suas especificidades. A partir disso, traçamos um plano de intervenção que engloba todos os ambientes, desde a criança em si, a família, a escola e a equipe de terapeutas. Nesse plano, podemos utilizar diferentes estratégias e recursos, tais como:
A nossa proposta é de adequar as manifestações fonoaudiólogas ou os desvios, e tornar a criança incluída no meio em que vive, com qualidade de vida, autonomia e independência. Estamos aqui para realizar uma avaliação completa e explicar sobre o melhor tratamento!
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.