Conheça a Fisioterapia em Neurologia, tratamento que possibilita a recuperação da independência funcional a quem possui sequelas decorrentes de patologias do sistema nervoso central.
A independência funcional para uma pessoa com limitações neuropsicomotoras é uma conquista que promove avanços psicológicos muito importantes. Ela consegue ter uma maior consciência de suas próprias escolhas e realizar ações autônomas diante de atividades rotineiras, sem falar que desenvolve muito mais autoconfiança, fica menos estressada e eleva a sensação de pertencimento no meio em que vive.
Para que essa autonomia seja alcançada, é preciso não só do apoio de amigos e familiares, mas também de um tratamento em que a abordagem seja baseada em métodos e técnicas específicas para a reabilitação neurológica, que apresente foco na atividade, estímulo da funcionalidade e independência do indivíduo. É aí que entra a Fisioterapia Neurofuncional, uma das especialidades da Interviva!
A fisioterapia em neurologia é uma área da fisioterapia que atua na recuperação de sequelas decorrentes de patologias do sistema nervoso central, como esclerose múltipla, derrame cerebral, o mal de Parkinson, a doença de Alzheimer, lesão medular, traumatismo cranioencefálico, esclerose lateral amiotróifica, entre outras.
O que essas patologias têm em comum? Elas podem desenvolver sequelas que influenciam a capacidade funcional do indivíduo, dificultando sua participação na sociedade. Sendo assim, a nossa principal missão é restabelecer o máximo de autonomia possível para que os se tornem cada vez mais independentes.
Com o tratamento, é possível que a pessoa melhore os movimentos, tornem-se mais ativos e a espasticidade (como na mão que mantém fechada e é difícil de abrir) dos membros pode ser reduzida. Isso favorece a participação de atividades importantes na rotina, como realizar tarefas domésticas ou algum trabalho manual específico. É sempre muito gratificante acompanhar de perto a evolução de cada um e vê-los conquistar cada vez mais autonomia em suas próprias vidas.
Para isso, utilizamos ferramentas terapêuticas, oferecendo um tratamento de maior qualidade e especificidade, tendo, como principal objetivo, a promoção do movimento funcional através de um bom alinhamento, sempre levando em consideração todos os aspectos psicomotores que o englobam. A principal referência da Interviva para favorecer a neuroplasticidade do sistema nervoso é o Conceito Neuroevolutivo Bobath.
O conceito Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação para pessoas que perdem uma função e desejam melhorar a resposta motora. Nele, o indivíduo é compreendido em sua totalidade, considerando todos os sistemas (Neuromuscular, Musculoesquelético, Sensorial, Cardiorrespiratório, Cognitivo, Perceptual e Emocional), então o profissional é capaz de analisar individualmente as limitações de cada um e oferecer soluções personalizadas para diminuir o impacto da lesão no dia a dia.
No conceito Bobath, a pessoa aprende a sensação do movimento e não o movimento em si. Em nossa atuação, consideramos sempre as preferências, interesses e hobbies de cada indivíduo, abrindo espaço para incluir atividades que proporcionam maior motivação na terapia e que fazem parte do cotidiano, como retirar um livro da estante ou cortar um pão, e vamos sempre em busca dos melhores resultados com profissionais especializados no atendimento.
Uma outra referência que utilizamos nos tratamentos de Fisioterapia Neurofuncional é a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), uma ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que serve para registrar e organizar o amplo conjunto de informações relacionadas a diferentes estados de saúde de modo que a linguagem seja compreendida em qualquer lugar do mundo.
O objetivo da CIF é avaliar as funções e condições que o corpo pode realizar, porque, muitas vezes, a pessoa pode não ter uma doença típica, mas conviver com uma condição que a impede de ter uma igualdade de oportunidade em relação a outra pessoa que não tenha aquela condição. Por isso, aqui na Interviva, utilizamos essa classificação que nos auxilia na recomendação de procedimentos que podem aumentar a participação das pessoas na sociedade e diminuir o grau de dependência, tornando os clientes cada vez mais autônomos.
O início do tratamento de fisioterapia em neurologia passa por um processo de avaliação totalmente humanizado, em que ouvimos as principais queixas da pessoa em tratamento e sua família, a fim de verificar a influência da lesão nos sistemas corporais relacionando com a alteração funcional apresentada. Essa avaliação é a base para traçamos nossos objetivos a curto e longo prazo e atuamos das seguintes formas:
Para alcançar este objetivo, utilizamos alguns equipamentos específicos, como rolos, bancos, bola bobath, materiais com texturas, estímulos sonoros e visuais, caneleiras para fortalecimento muscular isolado, órteses, cunhas, esteira, bandagem elástica, cama elástica, prancha de equilíbrio, MPS (Microcurrent Point Stimulation) e elementos que proporcionem treino do indivíduo de forma funcional.
O nosso propósito é levar a todos, o máximo potencial funcional, promovendo a saúde e a melhora da qualidade de vida a partir da reabilitação, adaptação e interação do indivíduo para realizar das atividades do dia a dia com o maior nível de independência possível.
Isso é possível por meio de um atendimento humanizado, ouvindo e entendendo as necessidades e objetivos de cada um, afinal, é com base no que conhecemos de cada pessoa atendida, que traçamos um plano de tratamento para que suas metas sejam atingidas. A cada etapa, visualizamos as conquistas e traçamos novos objetivos a serem alcançados, sempre respeitando os desejos e as capacidades individuais.
Quer saber como esse tratamento pode transformar sua vida? Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas!