Fisioterapia em Neurologia

Conheça a Fisioterapia em Neurologia, tratamento que possibilita a recuperação da independência funcional a quem possui sequelas decorrentes de patologias do sistema nervoso central.

A independência funcional para uma pessoa com limitações neuropsicomotoras é uma conquista que promove avanços psicológicos muito importantes. Ela consegue ter uma maior consciência de suas próprias escolhas e realizar ações autônomas diante de atividades rotineiras, sem falar que desenvolve muito mais autoconfiança, fica menos estressada e eleva a sensação de pertencimento no meio em que vive.

Para que essa autonomia seja alcançada, é preciso não só do apoio de amigos e familiares, mas também de um tratamento em que a abordagem seja baseada em métodos e técnicas específicas para a reabilitação neurológica, que apresente foco na atividade, estímulo da funcionalidade e independência do indivíduo. É aí que entra a Fisioterapia Neurofuncional, uma das especialidades da Interviva!

A fisioterapia em neurologia é uma área da fisioterapia que atua na recuperação de sequelas decorrentes de patologias do sistema nervoso central, como esclerose múltipla, derrame cerebral, o mal de Parkinson, a doença de Alzheimer, lesão medular, traumatismo cranioencefálico, esclerose lateral amiotróifica, entre outras.

O que essas patologias têm em comum? Elas podem desenvolver sequelas que influenciam a capacidade funcional do indivíduo, dificultando sua participação na sociedade. Sendo assim, a nossa principal missão é restabelecer o máximo de autonomia possível para que os se tornem cada vez mais independentes.

Com o tratamento, é possível que a pessoa melhore os movimentos, tornem-se mais ativos e a espasticidade (como na mão que mantém fechada e é difícil de abrir)  dos membros pode ser reduzida. Isso favorece a participação de atividades importantes na rotina, como realizar tarefas domésticas ou algum trabalho manual específico. É sempre muito gratificante acompanhar de perto a evolução de cada um e vê-los conquistar cada vez mais autonomia em suas próprias vidas.

Para isso, utilizamos ferramentas terapêuticas, oferecendo um tratamento de maior qualidade e especificidade, tendo, como principal objetivo, a promoção do movimento funcional através de um bom alinhamento, sempre levando em consideração todos os aspectos psicomotores que o englobam. A principal referência da Interviva para favorecer a neuroplasticidade do sistema nervoso é o Conceito Neuroevolutivo Bobath. 

O conceito Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação para pessoas que perdem uma função e desejam melhorar a resposta motora. Nele, o indivíduo é compreendido em sua totalidade, considerando todos os sistemas (Neuromuscular, Musculoesquelético, Sensorial, Cardiorrespiratório, Cognitivo, Perceptual e Emocional), então o profissional é capaz de analisar individualmente as limitações de cada um e oferecer soluções personalizadas para diminuir o impacto da lesão no dia a dia.

No conceito Bobath, a pessoa aprende a sensação do movimento e não o movimento em si. Em nossa atuação, consideramos sempre as preferências, interesses e hobbies de cada indivíduo, abrindo espaço para incluir atividades que proporcionam maior motivação na terapia e que fazem parte do cotidiano, como retirar um livro da estante ou cortar um pão, e vamos sempre em busca dos melhores resultados com profissionais especializados no atendimento.

Uma outra referência que utilizamos nos tratamentos de Fisioterapia Neurofuncional é a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), uma ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que serve para registrar e organizar o amplo conjunto de informações relacionadas a diferentes estados de saúde de modo que a linguagem seja compreendida em qualquer lugar do mundo. 

O objetivo da CIF é avaliar as funções e condições que o corpo pode realizar, porque, muitas vezes, a pessoa pode não ter uma doença típica, mas conviver com uma condição que a impede de ter uma igualdade de oportunidade em relação a outra pessoa que não tenha aquela condição. Por isso, aqui na Interviva, utilizamos essa classificação que nos auxilia na recomendação de procedimentos que podem aumentar a participação das pessoas na sociedade e diminuir o grau de dependência, tornando os clientes cada vez mais autônomos. 

O início do tratamento de fisioterapia em neurologia passa por um processo de avaliação totalmente humanizado, em que ouvimos as principais queixas da pessoa em tratamento e sua família, a fim de verificar a influência da lesão nos sistemas corporais relacionando com a alteração funcional apresentada. Essa avaliação é a base para traçamos nossos objetivos a curto e longo prazo e atuamos das seguintes formas:

Para alcançar este objetivo, utilizamos alguns equipamentos específicos, como rolos, bancos, bola bobath, materiais com texturas, estímulos sonoros e visuais, caneleiras para fortalecimento muscular isolado, órteses, cunhas, esteira, bandagem elástica, cama elástica, prancha de equilíbrio, MPS (Microcurrent Point Stimulation) e elementos que proporcionem treino do indivíduo de forma funcional.

  • Incentivando independência para trocas posturais, transferências e deslocamentos;
  • Controlando o tronco na postura sentada e em pé para facilitar atividades de vida diária;
  • Adquirindo marcha ou aprimorando qualidade da marcha, a fim de proporcionar maior independência para locomoção e interação na sociedade. 

O nosso propósito é levar a todos, o máximo potencial funcional, promovendo a saúde e a melhora da qualidade de vida a partir da reabilitação, adaptação e interação do indivíduo para realizar das atividades do dia a dia com o maior nível de independência possível. 

Isso é possível por meio de um atendimento humanizado, ouvindo e entendendo as necessidades e objetivos de cada um, afinal, é com base no que conhecemos de cada pessoa atendida, que traçamos um plano de tratamento para que suas metas sejam atingidas. A cada etapa, visualizamos as conquistas e traçamos novos objetivos a serem alcançados, sempre respeitando os desejos e as capacidades individuais.

Previous slide
Next slide

Quer saber como esse tratamento pode transformar sua vida? Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas!

Como chegar à interviva

Entre em contato

Endereço

Rua São Bento, 275
Vila Nossa Sra. da Paz
São José do Rio Preto – SP
CEP= 15025-210

Contato

(17) 3353-6010
Interviva@interviva.com.br

Horário de atendimento

Segunda à sexta das 7:00 às 19:00

Ficamos honrados com seu interesse em integrar a equipe.
Receberemos seu cadastro com muito carinho. Obrigado.

Os campos de resumo de experiência e de interesse podem ser preenchidos de forma breve e sucinta.
É uma honra receber seu cadastro, ele será avaliado com muito carinho e respeito.

Ficamos muito felizes de receber seu cadastro.

Ficamos muito felizes de receber seu cadastro.

Ficamos muito felizes de receber seu cadastro.

Enviado com sucesso! Obrigado por sua inscrição.

Ficamos muito felizes de receber seu cadastro.