O Conceito Bobath Infantil é uma abordagem especializada no tratamento de distúrbios da função, movimento e controle postural em crianças que sofreram lesões no sistema nervoso central. Seu objetivo principal é otimizar os movimentos e funções da criança, utilizando técnicas de manuseio e facilitação que promovem o equilíbrio do tônus muscular e o controle postural.
Desenvolvido por Dr. Karel Bobath e Berta Busse Bobath na década de 1940, o Conceito Bobath baseia-se na observação dos padrões normais e patológicos de movimento. Ao longo dos anos, foram criados conceitos para facilitar a execução das atividades motoras, estimulando a plasticidade neural e promovendo a recuperação das habilidades motoras.
O Conceito Bobath é uma abordagem em constante evolução e não se trata de um método rígido. Ele oferece flexibilidade aos profissionais para adaptar o tratamento às necessidades individuais de cada criança, considerando suas habilidades e limitações identificadas durante a avaliação.
Uma das características distintivas do Conceito Bobath é a sua abordagem neuroevolutiva, que segue a sequência natural de desenvolvimento motor. Essa sequência é respeitada no planejamento dos objetivos de longo prazo e durante as sessões terapêuticas, que progridem de posturas simples para posturas que exigem maior controle motor.
No Conceito Bobath, a criança aprende a sensação do movimento, não apenas o movimento em si. O objetivo é facilitar os movimentos motores e inibir posturas e movimentos anormais. É importante ressaltar que essa abordagem pode ser aplicada precocemente em bebês, evitando o estabelecimento de desordens de postura e movimento.
A família e os cuidadores são parceiros fundamentais durante todo o tratamento. Eles recebem orientações para continuar o cuidado em casa, garantindo a continuidade dos ganhos obtidos nas sessões terapêuticas.
O planejamento terapêutico baseado no Conceito Bobath parte de uma avaliação minuciosa, que considera não apenas os aspectos sensoriais e motores, mas também as expectativas e preocupações da família. Essa avaliação permite ao terapeuta identificar os sistemas comprometidos na execução de tarefas específicas e determinar as estratégias terapêuticas mais adequadas.
O tratamento no Conceito Bobath é interdisciplinar e centrado no paciente, frequentemente envolvendo terapias conjuntas com diferentes especialidades. Além disso, as sessões terapêuticas são projetadas de forma lúdica, levando em consideração os interesses e a atividade principal da criança: brincar. Através da brincadeira, a criança aprende e se desenvolve, superando as limitações causadas por suas condições neurológicas.
O objetivo final do Conceito Bobath é que a criança seja capaz de transferir os ganhos adquiridos nas sessões de terapia para o seu dia a dia, promovendo uma vida mais independente e funcional.
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.