Comunicação alternativa

É uma área de conhecimento interdisciplinar que engloba o uso de símbolos, recursos, técnicas, estratégias e serviços para garantir a comunicação de pessoas que, por alguma condição, se estabeleça necessidades complexas de comunicação.

Os estudos sobre comunicação alternativa tiveram início nos EUA com o nome Aumentative and alternative communication. Com a popularização e a inserção no Brasil, o termo sofreu algumas alterações de traduções. Dessa forma, podemos encontrar os termos: Comunicação Ampliada e Alternativa (CAA); Comuicação Suplementar e Alternativa (CSA); Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) ou Comunicação Alternativa (CA).

Os termos “ampliada”, “aumentativa” e “suplementar” fazem referência ao potencial de apoio adicional dos recursos às formas de comunicação que a pessoa já utiliza na interação, até mesmo a fala, que pode, nesse caso, ser insuficiente ou pouco precisa para atender às necessidades de comunicação de forma completa. O termo “alternativa” compreende a ideia de que as ferramentas e estratégias atuam como uma alternativa à fala.

O termo “necessidade complexa de comunicação” se refere às pessoas (criança, jovem ou adulto) que apresente alterações na comunicação. Ou seja, uma pessoa que, por algum motivo, não se expresse de forma efetiva por meio da fala, ou por outras formas de comunicação, como os gestos. Ou, ainda, quando há déficits na compreensão da mensagem falada, escrita ou gestual. É muito importante que os familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação compreendam que eles podem ter acesso à informação e ao conhecimento por meio de muitas e variadas modalidades comunicativas. A fala é uma forma importante para comunicar e aprender novas habilidades, mas não é a única maneira. Todo comportamento, pode ser considerado comunicativo.

A CAA pode ser implementada após avaliação específica realizada por profissional especializado que estabelecerá os melhores sistemas simbólicos, recursos, técnicas e estratégias de ensino apropriado àquele indivíduo.

Outros sistemas visuais de apoio à comunicação Existem outras estratégias que podemos utilizar para apoiar a comunicação e auxiliar o dia a dia da pessoa com necessidades complexas de comunicação, como: pranchas de comunicação temática, rotinas visuais, agendas de trabalho, histórias sociais e narrativas sociais. Esses sistemas visuais além de apoiar a comunicação auxiliam no desenvolvimento de linguagem receptiva e expressiva e servem de apoio a processos de ensino e aprendizagem, organização e manejo de comportamento.

  • Símbolos: é a representação da linguagem, que podem ser imagens reais, fotos, pictogramas, sinais, objetos concretos.
  • Recurso: é o material concreto em que será reunido o conjunto de símbolos. Pode ser de baixa tecnologia (as pranchas impressas e confeccionadas a mão) e de alta tecnologia (com uso de vocalizadores e tablets).
  • Técnicas: é como o indivíduo vai acessar os símbolos. Pode ser por meio de acesso direto (apontar diretamente usando uma parte do corpo, entregando uma imagem com as mãos, apontar com o olhar ou com algum instrumento de apoio) ou acesso indireto (técnica de varredura: outra pessoa realiza os apontamentos e o indivíduo responde “sim” ou “não”).
  • Estratégias de ensino: estratégias utilizadas para incentivar o uso da CAA (atividades lúdicas e em contextos naturais do indivíduo).

    Os sistemas de comunicação não são iguais e não há um melhor do que outro. Nós devemos respeitar os domínios e habilidades de cada indivíduo e o momento de desenvolvimento de cada um deles. O melhor sistema será aquele que proporciona o acesso à linguagem e à função de comunicação.

Existem muitos métodos de CAA, mas os mais divulgados são:

  • PECS: (Picture Exchange Communication System) – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Ensino por meio da entrega de figuras para obter o item desejado, elaborado em 6 fases progressivas.
  • PODD: (Pragmatic Organization Dynamic Display) – Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática. Ensino realizado por meio da modelagem em sistema robusto de comunicação.
  • CORE WORDS: Elaboração de pranchas com palavras essenciais (advérbios, pronomes, verbos) e palavras acessórias (adjetivos e substantivos específicos ao contexto do indivíduo).

Ao contrário do que muitos pensam, a estimulação da linguagem por meio de pictogramas ou o incentivo de comunicação por outros meios além da fala não inibem o surgimento da fala. Ao ensinar a criança a se comunicar de outras maneiras desde muito pequena auxilia que ela consiga expressar suas ideias, intenções e desejos.

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