Conheça os benefícios do pilates para a saúde das crianças.
A comodidade da vida moderna traz muitos benefícios, de fato. Porém, o que ela também pode trazer são problemas neuromusculares. Com a tecnologia cada vez mais avançada, as crianças deixaram de se movimentar ativamente e começaram a fincar seus dedinhos na tela do celular ou pregar os olhos na televisão e não sobra tempo – ou interesse – para a realização de atividades que movimentam todo o corpo, como as brincadeiras de uma saudosa infância.
Nesse cenário, é muito importante que os pequenos trabalhem todo o corpo para desenvolverem experiências motoras que contribuam para um crescimento saudável ao longo da vida. Sendo assim, o método pilates pode se tornar um grande amigo.
A prática dessa metodologia traz como diferencial a organização do corpo como um todo através do movimento, promovendo melhorias em todos os sistemas do organismo infantil (osteomuscular, cardiovascular, neurológico, visual, entre outros). O pilates pode ajudar na consciência corporal da criança e melhorar desvios posturais, no entanto, é preciso que os pequenos já estejam no início da segunda infância, a partir dos 7 anos, para que possam apresentar um melhor entendimento sobre o método e compreensão para as combinações dos exercícios.
O principal benefício do pilates é melhorar o bem-estar físico e mental, incentivando o desenvolvimento corporal e a consciência dos movimentos. Além disso, proporciona benefícios à saúde, como a melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhora do equilíbrio, da postura e da capacidade cardiorrespiratória. Desse modo, o método confere grande impacto na vida prática das crianças, principalmente ao influenciar na melhora da postura, disposição e flexibilidade.
O pilates é altamente indicado por ser uma atividade de baixo impacto para as articulações, realizado com poucas repetições mas com um alto grau de percepção corporal. A técnica ajuda a fortalecer os músculos, trabalhando na resistência e flexibilidade do corpo.
Os exercícios se baseiam na respiração e no treino da concentração e podem ser realizados no colo ou em equipamentos exclusivos, como sistema de polias, molas e vários outros acessórios.
Em nosso exercício, durante todo o processo de avaliação, priorizamos um atendimento humanizado e aliado à ciência . Buscamos observar as necessidades dos pequenos com um olhar integrado, sempre com empatia, dedicação e profissionalismo, para que possamos desenvolver um tratamento individualizado, personalizado e eficiente.
Aqui na Interviva, cada criança passa por uma avaliação individual para que sejam identificadas suas próprias necessidades e limitações. Nessa fase, detectamos os possíveis desvios posturais, desequilíbrios musculares ou dores e, a partir daí, montamos um programa de treinamento específico, sempre levando em consideração suas restrições e incentivando a prática dos movimentos a partir de músicas, silêncio, brincadeiras e assuntos que sejam do interesse da criança.
Estamos aqui para realizar uma avaliação completa e explicar sobre a melhor técnica! Como disse Joseph Pilates, o inventor do método pilates: “Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete a alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”
Há 10 anos cuidando de pessoas de forma integrada com foco no desenvolvimento biopsicossocial adulto e infantil.