Tratamento

Reabilitação Cognitiva

A Reabilitação Cognitiva é uma técnica que objetiva ao paciente sua recuperação ao máximo possível de adaptação cognitiva, psicológica, social e física, tendo como propósito reduzir a sequela de uma deficiência ou inabilidade funcional na vida de um indivíduo. Esse processo engloba o estudo das relações que ocorrem entre o cérebro e as manifestações do comportamento e as funções cognitivas, tais como percepção, memória, atenção, praxias, raciocínio, linguagem, entre outras.    

Estas habilidades mencionadas são essenciais para o funcionamento adequado do indivíduo, no dia a dia em realizações de tarefas desde as mais simples a mais complexas. Caso alguma das funções cognitivas se mostre deficiente, é importante reforçar o trabalho de reabilitação, para evitar que outras funções do indivíduo sejam comprometidas, provocando uma disfunção neuropsicológica.

Sendo assim, a Reabilitação Cognitiva tem como objetivo reduzir a sequela de uma deficiência ou inabilidade funcional na vida do humano, e deve ser realizada por profissionais capacitados em múltiplas abordagens.