Tratamento

Fisioterapia em Neurologia

Quando nos deparamos com sequelas decorrentes de lesões no sistema nervoso central e periférico ou nas junções neuromusculares, tanto em adultos como em crianças, precisamos contar com a intervenção da Fisioterapia em Neurologia.

A especialidade é indicada para sequelas que incluem distúrbios motores, sensitivos e/ou cognitivos e que podem influenciar a capacidade funcional do indivíduo, dificultando sua participação na sociedade.

Para isso, é necessário um atendimento baseado em métodos e técnicas específicas para reabilitação neurológica, apresentando foco na atividade, promoção de funcionalidade e independência do indivíduo.

Uma das abordagens utilizadas como base para o tratamento é o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que preconiza a compreensão do indivíduo na sua totalidade, considerando todos os sistemas (Sistema Neuromuscular, Musculoesquelético, Sensorial, Cardiorrespiratório, Cognitivo, Perceptual, Emocional entre outros) e suas possíveis alterações, relacionando com déficits funcionais e possíveis metas de tratamento.

Para iniciar este tipo de tratamento, nossa equipe dispõe de um processo de avaliação humanizado, que surge para ouvir as principais queixas do cliente e sua família a fim de verificar a influência da lesão nos sistemas corporais relacionando com a alteração funcional apresentada.

Por meio dessa avaliação, traçamos nossos objetivos a curto e longo prazo e atuamos das seguintes formas:  

- Incentivando independência para trocas posturais, transferências e deslocamentos;

- Controlando o tronco na postura sentada e bípede para facilitar atividades de vida diária;

- Adquirindo marcha ou aprimorando qualidade da marcha, a fim de proporcionar maior independência para locomoção e interação na sociedade.  

É importante lembrar que essa especialidade utiliza alguns materiais/equipamentos específicos como rolos, bancos, bola bobath, materiais com texturas, estímulos sonoros e visuais, caneleiras para fortalecimento muscular isolado, órteses, cunhas, esteira, bandagem elástica, cama elástica, prancha de equilíbrio, MPS (Microcurrent Point Stimulation) e elementos que proporcionem treino do indivíduo de forma funcional.

Ainda assim, em nossa atuação, consideramos sempre as preferências e hobbies de cada indivíduo, abrindo espaço para incluir atividades que proporcionam maior motivação na terapia em busca dos melhores resultados.

Do mesmo modo, valorizamos a importância da reavaliação, que ocorre periodicamente como oportunidade para rediscutir objetivos com o cliente e sua família, verificando se o tratamento está atingindo o resultado esperado e se existem novos objetivos a ser alcançado.

Destacamos, ainda, que nossa principal proposta é sempre levar ao cliente o máximo potencial funcional esperado sem deixar de garantir um atendimento humanizado, que acima de tudo possa ouvir e dialogar com as necessidades afetivas de cada um.