Tratamento

Therasuit

Consiste em um programa de fisioterapia intensiva e individualizado, idealizado e patenteado pelos fisioterapeutas Izabela e Richard, na cidade de Michigan/ Estados Unidos.

A técnica visa o ganho de força, o aumento da resistência, do controle e da coordenação muscular e auxilia na melhora das atividades funcionais do dia a dia como o ato de sentar com controle e a marcha.


 O Therasuit é indicado no tratamento de crianças e adultos que tem sequela de paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, acidente vascular encefálico (derrame), síndrome de down, traumatismo craniano, entre outras doenças neurológicas.

O Therasuit promove uma melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos, pois é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora.


Os recursos utilizados na técnica são:

- TheraSuit (veste): Foi desenvolvida baseada na veste dos astronautas e contém: uma touca, short , colete, joelheiras e conexões com o tênis. Todos os componentes estão conectados uns aos outros por um sistema de elásticos de acordo com a necessidade de cada paciente. Seu objetivo principal é melhorar e mudar a propriocepção (a pressão das articulações, ligamentos, músculos), reduzir posturas patológicas do paciente, restaurar sinergias musculares fisiológicas (padrões adequados de movimento) e facilitar o alinhamento contra a ação da força da gravidade, permitindo interromper as informações incorretas pelo mau alinhamento, que gera um ciclo vicioso, substituindo por "nova" informação correta.

 -Universal Exercise Unit (gaiola): é usada para treinar as habilidades motoras, isolando os movimentos desejados e fortalecendo os grupos musculares responsáveis. Permite o ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular e ganho de resistência e de novas habilidades motoras.

- Spider: o paciente é mantido na linha média, por um sistema de cordas acopladas à gaiola. São realizadas atividades funcionais como postura sentada,gato,bípede, marcha, entre outras. O terapeuta pode modificar o sistema de cordas facilitando ou dificultando a função,de acordo com os níveis de necessidades do paciente. Neste sistema, trabalha-se a integração sensorial, coordenação e equilíbrio.

 

As profissionais da Interviva possuem certificação do Método TheraSuit® Básico e Avançado e ampla experíência clínica na área de Neurologia  de extrema importância para eficácia do tratamento e evolução do paciente.